CNJ registra pelo menos 812 mil presos no país

O Brasil tinha nesta quarta-feira (17) pelo menos 812.564 presos, segundo o Banco de Monitoramento de Prisões, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O número é próximo ao da população de uma cidade como Nova Iguaçu (RJ) – 818.875 habitantes, segundo estimativa do Instituto Geográfico Brasileiro de Estatística (IBGE). Os dados mostram que, do total da população carcerária, 41,5% (337.126) são presos provisórios – pessoas ainda não condenadas. E que há em todo o país 366,5 mil mandados de prisão pendentes de cumprimento, dos quais a…

Continuar lendo

Festa de Sant’Ana 2019: abertura oficial acontece nesta quinta (18)

A abertura oficial da Festa de Santana de Caicó acontecerá nesta quinta-feira (18) logo mais às 17 h quando sairá a solene passeata pelas ruas de Caicó. Lembrando que a imagem de Santana não sai pelas ruas e sim apenas o estandarte da Festa. No itinerário da caminhada os fieis passarão pela Avenida Seridó, Rua Renato Dantas, Avenida Celso Dantas, Avenida Coronel Martiniano e Avenida Seridó, onde o regresso é para a Catedral de Santana onde acontecerá o hasteamento do estandarte. Na programação social acontecerá…

Continuar lendo

Excesso de café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas

O consumo habitual de mais de três xícaras de café de 50 ml por dia aumenta em até quatro vezes a chance de pessoas geneticamente predispostas apresentarem pressão arterial alta. A descoberta faz parte de um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista Clinical Nutrition. Estudo anterior mostra, por outro lado, que o consumo moderado de café (de uma a três xícaras por dia) tem efeito benéfico sobre alguns fatores de risco cardiovascular – particularmente a pressão arterial. A principal…

Continuar lendo

Em clima de renovação, Bolsonaro participa da Cúpula do Mercosul

Em clima de renovação, Bolsonaro participa da Cúpula do Mercosul
Argentine Foreign Ministry/via REUTERS/Direitos Reservados

Com propostas de renovação e abertura para novos acordos de livre comércio com todo o mundo, o presidente Jair Bolsonaro e os demais presidentes dos países que integram o Mercosul e nações associadas realizam hoje (17), em Santa Fé, Argentina, a 54ª. Cúpula de Chefes de Estado do bloco sul-americano, com o objetivo de consolidar os novos rumos da instituição. Hoje, durante a cúpula do Mercosul, o presidente argentino Maurício Macri passará o posto de presidente pro tempore (cargo rotativo) do Mercosul ao presidente brasileiro…

Continuar lendo

MEC lança programa para aumentar verba privada nas Universidades Federais

MEC lança programa para aumentar verba privada nas Universidades Federais
Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, apresenta detalhes do programa Future-se — Foto: Reprodução/Facebook/Ministério da Educação - MEC

Nesta quarta-feira (17), o Ministério da Educação lançou oficialmente um programa para reestruturar o financiamento do ensino superior público. A proposta, chamada “Future-se”, amplia a participação de verbas privadas no orçamento universitário. Na apresentação à imprensa, assim como nas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que alunos não terão de pagar mensalidade nas universidades públicas, independentemente da faixa de renda. Com o programa, as universidades poderão: celebrar contratos de gestão compartilhada do patrimônio imobiliário da universidade e da União. As reitorias poderão…

Continuar lendo

Criminosos explodem cofre e posto de gasolina fica destruído

Criminosos explodem cofre e posto de gasolina fica destruído
Posto de combustíveis foi destruído após bandidos explodirem cofre, no interior do RN — Foto: Robson Cabugi

Na madrugada desta quarta-feira (17), um posto de combustíveis ficou destruído depois que criminosos explodiram o cofre da administração do estabelecimento. O caso aconteceu na BR-304, em Lajes, na região Central potiguar. De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar, que fica em Assu, o crime aconteceu por volta das 4h, quando quatro homens chegaram ao local em um carro de passeio e realizaram a explosão. Porém o impacto destruiu mais do que o cofre e deixou avarias no prédio e até nas bombas…

Continuar lendo

Desemprego e inflação impulsionam inadimplência dos brasileiros no 1º semestre

Desemprego e inflação impulsionam inadimplência dos brasileiros no 1º semestre
Foto: arquivo/Blog do BG

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que a inadimplência do consumidor cresceu 0,9% no primeiro semestre de 2019, se comparado com o fim do ano passado. Esta, no entanto, é a segunda menor variação desde 2012, quando a inadimplência cresceu 5,8% no primeiro semestre daquele ano. A autônoma Suzana Elias Azar, de 48 anos, engrossa a lista de brasileiros que estão com contas atrasadas. Ela conta que o primeiro semestre deste…

Continuar lendo

Fim das coligações proporcionais preocupa partidos e vereadores

O fim das coligações proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais), inicialmente  valendo para as eleições municipais de 2020, está preocupando partidos políticos ( principalmente os menores) e os atuais vereadores. A coligação tornava mais fácil o pleito, pois juntava os votos de vários partidos facilitando o alcance do coeficiente eleitoral, elegendo os mais votados da referida coligação. A partir de 2020, o partido sozinho vai ter que alcançar o coeficiente, dificultando a eleição de seus membros. Por exemplo: Em "São Paulo do Potengi",no próximo pleito…

Continuar lendo

Inep confirma 119 mil inscritos do RN para o Enem 2019; veja o perfil dos candidatos

O Rio Grande do Norte tem 119.324 candidatos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem). O número final de pessoas inscritas foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (15). O número de inscritos chegou a superar, mas caiu devido à falta de pagamentos dos boletos de confirmação. As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro - primeiro e segundo domingo do mês. No país, a edição tem 5.095.382 inscritos. No Rio…

Continuar lendo

LDO será votada em agosto na Comissão Mista de Orçamento

LDO será votada em agosto na Comissão Mista de Orçamento
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O relatório do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 deve ser votado no início de agosto na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. O parecer do deputado Cacá Leão (PP-BA) seria examinado na última quarta-feira (10), mas a reunião foi cancelada em razão da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara. “Fizemos uma reunião com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e da CMO, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para que a LDO…

Continuar lendo